Se reconhecer, pra ser mais reconhecido

Reconhecimento não é ficar famoso, não é ser bajulado, não é ganhar mais do que o colega de trabalho, não, não é.
O reconhecimento pelo que se é e não pelo o que se tem, é disso que quero falar.

Quando o teu filho reconhece o teu papel como mãe ou como pai, tens a sensação que todos os teus esforços valeram a pena, o tal "dever cumprido", essa é a recompensa por todos aqueles "nãos" que muitas vezes doeram mais em ti do que nele.

Quando o teu marido reconhece o teu valor como mulher, tu entendes a importância do "contar até 3" e do "respirar fundo" em situações que pediam a tua frieza para serem amenizadas, e sabe aquele "porquê" questionado por ti em situações difíceis? Ele se transforma em "valeu à pena", essa é a tua recompensa, o reconhecimento pelas tuas atitudes coerentes.

Quando o teu chefe ou os teus colegas de trabalho reconhecem a tua boa atuação ou desempenho dentro da empresa, vem aquela motivação chamada "sou capaz de mais", essa é a recompensa pelos teus esforços e pela dedicação profissional.

Quando um amigo reconhece em ti o verdadeiro sentido da palavra "amizade", a tua recompensa vem através da permuta de confiança, da parceria e da lealdade.

Quando o teu quadro, escrita, música ou qualquer arte é reconhecida através de aplausos voluntários, de compatibilidade com a tua cria ou, de afinidade com a tua maneira de criar. A tua maior recompensa é exatamente a admiração que tu recebes através da tua arte.

Mas o teu maior reconhecimento precisa vir de ti mesmo.

Tuas doses de valorização por ti mesmo necessitam da reciprocidade entre o teu amor-próprio e o teu amor ao próximo.

Porque o reconhecimento dos outros chega mais rápido quando somos capazes de reconhecer em nós a "ousadia de querer ser" melhores do que somos.

O reconhecimento só é conquistado quando nossas atitudes entram num foco chamado: superação de si mesmo.

Se reconhecer, pra ser mais reconhecido. Esse é o caminho!

__ Keila Sacavem
         

Um comentário: