Busca por similares



Quando perdemos alguém, temos o hábito de querer encontrar pessoas similares a esse alguém, tanto na aparência quanto nos modos, na posição social ou no comportamento cultural. No fundo, digo, lá no íntimo da razão, sabemos que não encontraremos o tal perfil similar ou planejado pela nossa demanda afetiva.
E nessa tal busca pelos similares, acabamos perdendo pessoas que poderiam preencher muito mais nossas demandas afetivas do que aquele que foi e nem olhou pra trás pra dizer pelo menos "estou indo".
Entenda que, a nossa fuga psicológica tende a querer encontrar o mais rápido possível alguém capaz de suprir esse enorme rombo do nosso coração, consequentemente, acabamos fazendo tudo errado, quando somos tomados pela impaciência de não querer sofrer mais uma noite em claro, e isso nos causa uma necessidade de vingança moral.
Se pararmos para analisar, tentar trazer aquele que foi e que não nos fez bem, revestido em outra pessoa, é obsessão. É "inconformismo emocional".
O mais sensato a fazer é libertar o nosso coração daquelas características e nos permitir ao novo, sem tentar encontrar tantos defeitos nesse novo "novo", porque também temos a mania de querer comparar o novo com o antigo, deixando em desvantagem aquele que acaba de chegar.
Quando não encontramos tantos "compatíveis" no novo, inconscientemente acabamos visando isso como defeitos. Querer transferir adjetivos de um para o outro é o mesmo do que querer ressuscitar o passado que na maioria das vezes não foi bom pra ninguém.
Te digo, não existe ninguém similar ou genérico ao outro, o mais coerente e sábio, é tentar nos libertar dessa mania de querer ter similares ao outro, de repente esse novo ou esse diferente, pode ser a novidade que tu precisas pra fazer a diferença que tu tanto sonhas. Nesse caso, o primeiro passo é te permitires ao novo e te libertares do antigo. Esse é o caminho, te libertares desse sequestro emocional, te permitindo ao novo e te libertando do antigo. Então vai lá, te permitir ao novo que pode ser a tua verdadeira felicidade. Anda! Não deixa a resistência emocional banalizar a tua vida. Viva!
___ Keila Sacavem
         

0 comentários:

Postar um comentário